sábado, 3 de janeiro de 2009

Somos parentes dos macacos? Temos realmente 99,4% de material genético semelhante aos dos macacos?




Esqueça de que é um membro da espécie Homo sapiens sapiens – a espécie humana – e adote um ponto de vista neutro. Imagine, por exemplo, que você é um alienígena enviado ao nosso planeta para estudar um bicho que, ao longo de sua evolução, desenvolveu características que o colocaram numa posição privilegiada na cadeia alimentar e reprodutiva do planeta. Ele tem a capacidade de comer quase tudo e se reproduz em qualquer tipo de ecossistema e clima, graças principalmente a algumas propriedades muito particulares de seu enorme e complexo cérebro. Esse bicho se autonomeou ‘humano’.”



** A SUPERIORIDADE HUMANA

Pense na moça ou no rapaz mais bonito que você conhece. Agora imagine um chimpanzé ou um orangotango... São parecidos? Apresente-os ao nossos amigo “alienígena”. Será que ele os consideraria “primos”? Bem, tirando o fato de que ambos – humanos e símios – têm muitas semelhanças estruturais (duas pernas, dois braços, dois olhos...) e biológicas, a comparação não pode ir muito mais longe. Os seres humanos são a obra-prima da criação de Deus, e como tal, devem ser muito superiores aos animais.

Segundo o Professor Ritter, há um grande número de atributos que conferem ao homem status singular que jamais poderia ter se desenvolvido gradualmente a partir de atributos animalescos. Tampouco poderiam existir num mundo sem significado ou propósito. Mostremos alguns ao “alienígena”:

Capacidade para raciocínio abstrato e para o uso de linguagem complexa. As línguas possuem uma subestrutura universal que compreende a gramática, o vocabulário e, eventualmente, a fonologia. Por isso, não existem “línguas primitivas” ou “pré-línguas”, mesmo entre os povos considerados atrasados. Os seres humanos estão, portanto, pré-programados para a fala, o que é em si forte evidência de desígnio.

Capacidade de produzir cultura “cultivando” a mente ao prover-lhe conhecimento e ao interagir com outros nos modos de pensar, crer, relacionar-se e comportar-se.

Senso de história e temporalidade. É próprio do ser humano descobrir-se imerso no tempo, “datado”, sentindo o presente, o hoje, sem a ele ficar preso, podendo atingir o ontem, o passado, e reconhecer o amanhã, o futuro.

Senso de responsabilidade e dever. Tremenda é a peculiar capacidade humana de possuir e de poder desenvolver uma consciência que o dirige ao que é certo, de acordo com códigos morais que o homem pode conhecer, entender, cumprir e ele mesmo elaborar.

Transcendência. O ser humano, embora consciente da realidade objetiva na qual se situa e imerso na matéria, é capaz de libertar-se da unidimensionalidade e do seu senso de finitude e transcender ao sobrenatural e ao espiritual. (Tratei disso no artigo “Por que creio”.)

Capacidade de fazer escolhas livres. Outro grande atributo do ser humano que normalmente possui o senso de que “existe” e não meramente de que “vive” ou “acontece”. Ele é capaz de defrontar escolhas e opções, refletir antes de agir, e depois de haver optado e já tendo agido, bem ou mal, sente ainda que poderia ter agido diferente.

Apreciação da beleza e gratificação estética são outras marcas essencialmente humanas. Apenas um ser muito singular em toda a natureza seria capaz de extasiar-se ante um amanhecer, ante uma noite estrelada ou na contemplação de uma paisagem calma. Somente o ser humano é capaz de apreciar a beleza. Interessante... há a beleza que parece propositalmente existir para ser apreciada e há o ser humano que, de propósito, parece feito para apreciá-la, desde o ciciar da brisa mansa até os acordes de uma Nona Sinfonia.

Feitos incríveis da humanidade. Em todos os domínios do conhecimento e das realizações, são notáveis as realizações humanas, alcançadas em decorrência da tremenda força do espírito humano, capaz de enfrentar obstáculos e desafios os mais diversos e atingir alturas quase inimagináveis.

O que será que nosso amigo “alienígena” concluiria, ao se defrontar com essas e outras informações que apontam para a singularidade e superioridade humana?

** O CÉREBRO E AS SAFADEZAS HUMANAS

A matéria da Terra afirma ainda que o complexo cérebro humano surgiu devido à necessidade de maior processamento de informação, condizente com os desafios que os “ancestrais do macaco-pelado enfrentavam”, e que o tamanho do cérebro humano é o “necessário para realizar as tarefas que sua natureza exige”. Mas aqui podemos perguntar: Por que, então, o cérebro humano tem uma capacidade ociosa muito maior do que aquela efetivamente utilizada? Há quem diga que os mais sábios de nós chegaram a usar apenas dez por cento de sua capacidade mental. Por que esse esbanjamento de “hardware”, se ele não seria plenamente utilizado? Ou a seleção natural trabalharia como uma espécie de “vidente”, dotando o ser humano de algo que ele só viria eventualmente utilizar num futuro distante? A tremenda capacidade não utilizada do cérebro parece apontar para uma criação perfeita que, por um motivo explicado no livro bíblico de Gênesis, acabou degenerando com o tempo.

Terra contribui também para justificar biologicamente comportamentos condenáveis, como a traição. “A infidelidade é um desses mecanismos, usado tanto pelo homem quanto pela mulher, mas com grandes diferenças de estratégias... Devido ao mesmo mecanismo evolutivo, a mulher tende a trair seu parceiro durante o período fértil, aumentando as chances de ter um filho do amante.” Muito conveniente essa explicação, não? Se o amigo “alienígena” fosse monogâmico e fiel, acharia que nossa espécie faz coisas erradas e tenta encontrar justificativas “científicas” para tanto...

** GENÉTICA

Vinícius faz uso da genética, repetindo uma informação questionável para tentar explicar a semelhança entre humanos e chimpanzés. Diz ele que o estudo do código genético humano “comprovou” que os genes do ser humano são 98 por cento idênticos aos de seus “parentes” mais próximos, “isso significa que entre 5 e 7 milhões de anos ambos tiveram um ancestral comum, uma espécie de tataravô primitivo”.

Não é bem assim. De fato, não faz muito tempo, os meios de comunicação anunciaram a suposta semelhança genética entre homens e chimpanzés e afirmaram que ambos partilham 99,4 por cento de seu DNA. Mas o que ocorreu foi que a equipe de pesquisadores, dirigida por Morris Goodman, da Faculdade de Medicina da Wayne State University, comparou 97 genes de seres humanos, chimpanzés, gorilas, orangotangos e camundongos. Os pesquisadores concluíram que os genes de chimpanzés e bonobos (gênero Pan) têm mais em comum com os genes humanos do que com os de quaisquer outros primatas.

Dificilmente esses dados seriam suficientes para sustentar uma conclusão tão radical. Os pesquisadores compararam apenas 97 genes, porém o genoma humano (que foi mapeado em sua totalidade de uma maneira muito “geral”) tem pelo menos 30 mil genes – portanto eles compararam apenas 0,03 por cento do total. Além disso, os genomas dos primatas não foram nem sequer mapeados de maneira aproximada. Assim, qualquer tentativa de comparar o DNA total atualmente é apenas uma conjectura.

Como, de fato, os chimpanzés são mais semelhantes aos seres humanos do que outros macacos ou símios, por que isso não se refletiria em alguns de seus genes? Não é surpresa que a anatomia similar refletisse genes similares, porém isso nada tem a ver com a origem das similaridades, seja no nível anatômico, seja no nível genético. A questão da ancestralidade comum versus projeto comum não se decide pelo grau de similaridade.

O problema é que, embora equivocado, o número de 99,4 por cento (ou 98, segundo Terra) chama a atenção. O público em geral é levado a interpretar as reportagens como tendo dito que os chimpanzés são “99,4 por cento humanos”. Mesmo antes que esse percentual de similaridade total tivesse sido rebaixado para 95 por cento, a sociedade criacionista australiana “Answers in Genesis” já havia ressaltado a falácia dessa lógica. Isso foi feito citando o professor evolucionista Steven Jones, que afirmara que as bananas compartilham 50 por cento de seus genes com os seres humanos, mas que isso não torna as bananas 50 por cento humanas!

** QUE O ALIENÍGENA TIRE SUAS CONCLUSÕES

Bem, se queremos que o “alienígena” da revista Terra faça realmente uma análise neutra de nossa origem e semelhança com outros seres criados, devemos dar-lhe todas as informações necessárias e permitir que ele chegue às próprias conclusões.

Dizer que “o homem é, basicamente, um macaco que se tornou agressivo”, que “a religião parece ser uma derivação da ancestral submissão que o grupo de macacos sentia pelo ‘macaco-chefe’ ou macho dominante”, e que o hábito humano de ir ao cabeleireiro advém do costume dos macacos de “catar-se mutuamente, retirando piolhos, escamações da pele e sujeiras de seus vizinhos”, é tentar manipular a opinião do “visitante de outro planeta” (como bem faz a mídia em nosso).

Como esse ser imaginário não terá lido A Origem das Espécies e não terá sofrido a influência do naturalismo e do materialismo, talvez sua conclusão a respeito da humanidade surpreenda – e decepcione alguns.

P.S.: Fica aqui uma frase de Mário Quintana, para a gente pensar: "O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."

Texto: Michelson Borges

11 comentários:

  1. Cara, porque ficar tentando provar que somos criações de "Deus"? Aiás, qual Deus?.
    Comparar um chimpanzé com uma moça é um apelo ridículo, já que o conceito de beleza é abstrato,existe apenas na nossa mente. Será que o chimpanzé, se pudesse falar, diria que é mais feio que você? Aceite os fatos. Os cientistas podem errar nas suas interpretações diante das evidências,mas o fato é que a evidência existe.
    É da natureza humana procurar propósito em tudo. Mas simplesmente existimos assim como uma rocha qualquer . Qual o propósito de uma rocha que está enterrada em uma montanha? Nem a vemos.
    Porque ela simplesmente existe.Sem propósito algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ela existe sem propósito algum?

      Excluir
    2. Tudo tem um proposito, sem as rochas enterrada numa montanha n existiria montanha. Você tem que refletir e rever seus conceitos.

      Excluir
  2. Anônimo... "Aceite os fatos"! A Bíblia já falava de pessoas como você desde sempre. Aceite os fatos. Aceite as evidências arqueológicas que comprovam a Bíblia. Aceite os fatos. Aceite a Arca de Noé sobre o Monte Ararat. Aceite os fatos. Mas com SINCERIDADE diante de todos e de você mesmo. Aceite os fatos. Aceite o vazio dentro do seu coração. Aceite os fatos. Mas nesses fatos, pondere sobre o q diz a Bíblia, q também fala de FATOS.

    1 Coríntios 1-19.25:
    "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;

    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

    Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens."

    - - - - - - - - -

    1 Coríntios 2.14:
    "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las..."

    - - - - - - - - -

    Salmo 10.4:
    "Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus."

    - - - - - - - - -

    Continue sua vida "sem propósito algum". Mas saiba que é MUUUUUUITO mais maravilho viver com propósitos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fanático evangélico, a Bíblia é escrita e pode-se se usada em qualquer tempo, não mostra o certo, da possibilidade. O mesmo método de escrita do Horóscopo, você pode ler qualquer signo que servira em qualquer contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos falando da Bíblia nesse post, cadê seus argumentos quanto ao que foi escrito? Chacota é o argumento dos desesperados. Procura no dicionário o significado de fanático, depois analise quem está sendo, eu ou você.

      Excluir
  4. Anônimo... "Aceite os fatos"! A Bíblia já falava de pessoas como você desde sempre. Aceite os fatos. Aceite as evidências arqueológicas que comprovam a Bíblia. Aceite os fatos. Aceite a Arca de Noé sobre o Monte Ararat. Aceite os fatos. Mas com SINCERIDADE diante de todos e de você mesmo. Aceite os fatos. Aceite o vazio dentro do seu coração. Aceite os fatos. Mas nesses fatos, pondere sobre o q diz a Bíblia, q também fala de FATOS."

    Não fala besteira! A arca de noe nunca existiu, nunca encontraram vestígio dela em lugar nem um! a bíblia não é um livro histórico é conto de fadas tem que ter fugido da escola para não saber disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que fala muito e não diz nada, mas vamos lá:

      "A arca de noe nunca existiu¨--> Você, sabichão, está certo e todos esses povos estão errados... http://arqueologia-biblica.blogspot.com.br/2009/11/as-varias-versoes-do-diluvio-espalhadas.html

      ¨a bíblia não é um livro histórico é conto de fadas tem que ter fugido da escola para não saber disso¨--> Conto de fadas? tem certeza disso?... http://arqueologia-biblica.blogspot.com.br/2008/12/em-1947-um-jovem-pastor-beduno-procura.html
      http://arqueologia-biblica.blogspot.com.br/search/label/Escrituras%20Sagradas

      Excluir
  5. "Comparar um chimpanzé com uma moça é um apelo ridículo, já que o conceito de beleza é abstrato,existe apenas na nossa mente. Será que o chimpanzé, se pudesse falar, diria que é mais feio que você? Aceite os fatos. Os cientistas podem errar nas suas interpretações diante das evidências,mas o fato é que a evidência existe."

    Incrível, esse primeiro anônimo não entendeu NADA da explicação do professor. Assistiu um autêntico embasamento empírico de primeira... e sua conclusão é que: "Não foram evidências, evidências são só aquelas eu acredito".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem comumente que humanos e chimpanzés dividem 99% do mesmo DNA. Comparações genéticas não são tão simples devido às repetições e mutações, mas uma estimativa melhor seria entre 85 e 95%. Isso pode soar impressionante, mas saiba que a maior parte do DNA é usado para funções celulares básicas, que todos os seres vivos dividem.
      Por exemplo, nós temos quase metade do mesmo DNA de uma banana, mas as pessoas não usam isso de exemplo! Então 95% não é tanto quanto parece de início.
      Os chimpanzés têm 48 cromossomos, dois a mais que os humanos. Pensa-se que isso acontece por que em um ancestral humano, dois pares de cromossomos se fundiram e formaram um apenas. Um fato interessante é que os humanos têm as menores variações genéticas entre os animais, por isso o relacionamento entre parentes é perigoso.
      Mesmo dois humanos completamente sem parentesco são usualmente mais similares do que dois chimpanzés parentes.
      Limites rigorosos de "comparação genética" parecem que não são levados em conta quando comparações simplistas como esta são feitas. A se utilizar uma abordagem como esta, alguém poderia chegar à conclusão de que, baseado nos 97 genes escolhidos, os seres humanos e as bananas seriam da mesma espécie, vez que eles teriam quase que 100% de DNA idêntico

      Excluir
  6. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança
    Gênesis 1:26
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Gênesis 1:28

    Eu creio no que esta escrito na bíblia
    Ai esta incluído todo o animal que se move sobre a terra, portanto o macaco não é exceção.
    Então jamais acreditei que Deus foi um dia macaco porque esta escrito: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Para muitos, Deus foi macaco, que nos fez segundo sua semelhança e depois fomos evoluindo.
    Outra observação. Tudo que evolui desaparece. O macaco esta ai até hoje não evoluiu nem um pouquinho e nem desapareceu com a evolução.

    ResponderExcluir